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quinta-feira, 24 de maio de 2007

Versão Inicial

Versão Inicial do trabalho de grupo.

Componentes do grupo: Vera Frantz, Terezinha Bernardete Motter, Márcia lisiane Knop Ferron , Aline Oliveira e Elaine Flores

Introdução: Entre as várias tarefas desenvolvidas no Seminário sobre Blogs e Flogs na educação do Curso de Pós-graduação Latu Sensu Especialização em tecnologias da Informação e da comunicação na Promoção da aprendizagem da UFRGS, esteve a realização de trabalho em grupos.
O nosso grupo 3, ficou encarregado em estudar on-line sites sobre mapas divulgados na rede, com indicação de pesquisa no Google Maps. Nosso assunto, então, ficou conhecido como “mapas on-line”, sendo explorados ambientes de busca indefinidos.
A busca teve como propósito conhecer esse ambiente, realizar tutoriais, viabilizando ao internauta a possibilidade de exploração.
Os sites que exploramos apresentam e oferecem um nova metodologia de ensino da cartografia, com propostas de visualização de espaço tridimensional, para percepção de formas e volumes. Sendo o mapa um veículo de informação espacial e que tem como objetivo preparar o aluno para compreender a organização espacial da sociedade, é impresecindível seu uso pedagógico.
Desenvolvimento:
O uso de mapas serve para a pessoa se orientar, localizar pontos de referência, conhecer determinado espaço físico, visualizar o real em tamanho reduzido, enfim serve para retratar algo, como se fosse uma fotografia. O geógrafo francês Yves Lacoste afirmava que ao interpretar os dados de um mapa era “saber agir sobre o terreno”, podemos dizer, que quem conhece o terreno, vence a guerra. Não é mesmo?
Sendo o espaço geográfico, modificado pela constante ação do homem sobre a natureza, os mapas são importantes meios de acompanhamento desse processo de ocupação, exploração e modificação da natureza , sendo eles agrícola, industrial, climáticas e ou de circulação de mercadorias, isto é o fluxo de ocupação pelas pessoas.
As técnicas de pesquisa em eletrônica, são chamadas de sensoriamento remoto, compostos a partir de plataformas espaciais, satélites, aviões, estações terrestres de rastreamento e coleta de dados que são processados em computador. Mesmo toda essa tecnologia , há a necessidade em complementar as pesquisas in loco, a fim de coletar dados mais precisos.
Assim, os mapas on-line vêm favorecer ao internauta sua visualização de modo, muitas vezes, quase real, encantador, com efeitos especializados, levando a abrir janelas infinitas, remetendo a explorar lugares jamais vistos e imaginados.
Podemos encontrar mapas com variadas finalidades, como é o caso do Kartoo que localiza os grupos a qual estamos logados na Internet, também os geográficos, como o Google Earth, o Flagr, o guia geo-mapas, entre outros pesquisados pelas colegas, sendo possibilitado em rede, desenvolver verdadeiras aulas interdisciplinares, envolvendo os diferentes componentes curriculares, principalmente a geografia.
Para saber qual o Mapa que estamos interpretando, primeiramente a atitude é ler o título para saber de que trata o conteúdo do mapa; após, reconhecer a legenda, pois é, através dela, que mostra as convenções e a compreensão do mapa. Encontra-se geralmente na parte inferior esquerda ou direita. Para se ter uma idéia das distâncias e do tamanho real do que está sendo mapeado, se consulta a escala. Os pontos cardeais e colaterais indicam as referências de direções norte, sul, leste e oeste.
Sites explorados e indicados pelo grupo:
http://maps.google.com/

Conclusão:
Os mapas servem como informação a qualquer pessoa interessada, possibilitando trabalhar pedagogicamente com alunos, mais precisamente a partir da 5ª série, onde já conseguem abstrair conceitos e, a qual nessa fase, possuem todo um trabalho anterior na construção de conceitos cartográficos. Os softwares que exploramos buscam apresentar melhor compreensão dos diversos fatos geográficos e são motivadores para as aulas de Geografia, mas também podem ser usados de forma interdisciplinar. Utilizando-se de mapas on line estimula-se os alunos a se familiarizarem ao uso da internet, permitindo assim, o acompanhamento dos avanços tecnológicos.

33 Comentários:

Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Vera, que bom contar com colegas como tu, a Márcia e a Elaine. Estamos completamnte "cansadas". Penso que está ótima a versão inicial, vamos complementando. Eu não sei escrever, fiz matemática e encontro dificuldades.
A Aline não apareceu, vou enviar um e-mail para ela, se não colaborar terá "problemas" com essa disciplina.
bjs
Berna

25 de maio de 2007 10:52  
Blogger Verablog disse...

Vamos seguir! Gostaria que deixassem sugestões. Eu sou bastante objetiva, isto tavez não
seja legal nesta síntese. Não sei se há necessidade em deixar tutorial neste momento, se, o melhor é fazer links, pois os mesmos se encontram na indicação dos sites. Talvez, precisamos esclarecer mais alguma coisas, quanto a sugestões de usos.O que acham? vera

25 de maio de 2007 12:54  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Sim Vera, o que foi solicitado era que no desenvolvimento contemplasse:
descrição da ferramenta/ambiente/aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso; teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo; tutorial; propostas de usos, exemplos, projetos.
Penso que nos faltaria um breve histórico de como surgiram os mapas on-line, deve ter. Algum exemplo de como usá-los, projeto. Algo sobre teoria.
Quanto aos tutorias estão linkados na barra lateral, esses estão prontos. Vou completar o tutorial sobre wikimapia , nesse final de semana.
Nos sites indicados pela disciplina há o Flagr, tu colocaste só o Google.
bjs
Berna

25 de maio de 2007 13:17  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Vera, esqueci de dizer vá em tutorial sobre wiki mapia e econtrarás tuas contribuiçoes.
Berna

25 de maio de 2007 13:26  
Blogger Verablog disse...

Bernardete!concordo com suas colocações. Preciso ler mais para enriquecer o trabalho. No momento preciso realizar as atividades em atraso. Abraços Vera

25 de maio de 2007 20:46  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Meninas, publiquei algumas palavras na introdução do trabalho inicial e verifiquei que foram editadas, tornando-se um excelente texto explicativo. É assim que vamos construindo nosso conhecimento, sabendo trabalhar em grupo e compartilhando nossas bagagens. Um grande abraço, Márcia.

25 de maio de 2007 21:40  
Blogger Elô disse...

Olá Colegas!! Mais um presentinho pra vocês.
http://www.aplicativosvirtuais.com.br/noticias/noticias_materia.php?cd_matia=22&cd_site=2

Este endereço comenta sobre mapas.
Já deu para perceber o quanto estou ligada no trabalho de vocês?
Pois é. Antes de ser uma professora apaixonada pela Informática , sou uma professora apaixonada pela Geografia. E certamente o trabalho que todas vocês estão realizando aqui no Proa 17 vai servir a todas nós professoras . Um ótimo final de semana. Eloisa

26 de maio de 2007 16:14  
Blogger Denise Bonin disse...

Meninas, adoro o assunto que vocês estão pesquisando. Tenho instalado no meu computador vários "sites" sobre mapas entre eles o google earth. É um assunto muito interessante e vocês conseguiram explorar bem cada um dos aspectos apontados. Parabéns.

27 de maio de 2007 02:09  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Gurias, verifico que até hoje, a colega Aline não contribui com nenhuma postagem. Temos que rever o nome das integrantes do grupo. Fica claro até aqui que a construção foi efetivada pela Márcia, Elaine, Vera e eu.
Márcia desculpe-me, mas não entendi a tua última postagem, sobre edição do que escreveste.
Também gostaria de complementar dizendo que penso ser interessante cada uma de nós nos dedicarmos a complementação de um "ponto" da nossa versão final. O que pensam?
Bjs
Berna

27 de maio de 2007 17:00  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Olá Berna, quis dizer que quando começamos a fazer a versão inicial do trabalho, fiz a introdução no espaço que estava em aberto para ser feito. Vamos lá, nosso trabalho está muito bom, só elogios! Abraços, Márcia Ferron.

27 de maio de 2007 17:46  
Blogger Verablog disse...

Bernardete! Cada uma desenvolver uma parte é uma possibilidade ou o que se julgar importante que se tenha na síntese. Talvez seja uma solução para que todas tenham sua contribuição efetivada. Você define o que cada uma desenvolveria, depois te enviamos por e-mail. E ai, você divulga o texto final. O que acha?
Para mim serve... Vera

27 de maio de 2007 17:50  
Blogger Aline disse...

Olá, colegas!!
Sei que estou devedora das atividades colaborativas; passo por aqui e acabo não postando. Mas ainda gostaria de colaborar, é possível?
O que posso fazer ainda que seja útil para o trabalho?
Aguardo retorno de vcs,
Aline.

28 de maio de 2007 10:44  
Blogger Elaine Flores disse...

Colegas, fiquei sem Internet desde sexta, o que posso fazer para ajudar no trabalho? Vi que produziram muito! Desculpem não ter ajudado. Bjs.

28 de maio de 2007 11:49  
Blogger Elaine Flores disse...

Já sei, vou ajudar na conclusão, hoje à tarde posso iniciar.

28 de maio de 2007 11:51  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Gurias, a Aline voltou o que é bom.Seja bem-vinda novamente. Penso que para concluírmos nosso trabalho temos duas situações para pensar:
Primeira: o relatório, tarefa 15 consta como não feita.Não sei ,temos que revê-la. Quando eu a publiquei só coloquei a participação de cada uma ,não fiz uma sistematização, quem é boa em sistematização és tu Vera.Eu sou péssima.

Segunda: Na versão final do nosso trabalho penso que nos faltaria um breve histórico de como surgiram os mapas on-line, deve ter. Algum exemplo de como usá-los, projeto. Algo sobre teoria.
A Márcia escreveu: "posso trabalhar com a inclusão de trechos de pensadores em algumas partes da versão final, afinal é bom termos embasamento teórico também." Penso ser excelente, é algo que está nos faltando.
Aline tu poderias ficar, como sugestão minha ,com o histórico de como surgiram os mapas na Internet, como os sites funcionam, já temos alguma coisa poderias completar.

Vera, lembras que a professora nos alertou para que postemos toda nossa construção aqui , depois tu poderia fazer a sistematização, que fazes muito bem.

Elaine, eu sugiro que tu e eu tentemos fazer o relatório, tarefa 15 que está parado.E também um projeto de aplicação, temos algo tb já feito.
Gurias, tudo que escrevi são sugestões. O mais importante é continuarmos nossa comunicação, e, quem sabe para o final de semana que vem estarmos com todas as tarefas concluídas.
bjs
Berna

28 de maio de 2007 14:11  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Gurias fui ver agora, há outra tarefa:

"Visitem os blogs das colegas de turma e leiam a análise que elas fizeram sobre a versão inicial dos trabalhos dos diversos grupos (atividade proa 17/18). Localizem a parte que fala do grupo de vocês. Estas visitas podem ser divididas entre as componentes do grupo.

Da leitura de comentários e das visitas, postem no blog colaborativo até 02/06/2007 uma síntese e sugestões para aperfeiçoar o trabalho (atividade individual).
Temos que nos dividir para essa atividade, fico com os últimos
Como são 50 blogs,contando os nossos. minha sugestão é que cada uma fique com 5. Posso ficar com os últimos 5.
Berna

28 de maio de 2007 14:31  
Blogger Elaine Flores disse...

Colegas, contribuí com algo em introdução e conclusão. Amanhã vou tentar contribuir mais. Dêm uma olhada. Bjs.

28 de maio de 2007 17:53  
Blogger Simone Poglia disse...

Colegas! Esse blog de vocês é um prato cheio para uma "viagem", nem que seja só virtual!!! Os profs. de Geografia também vão adorar. Está bastante claro e pedagógico. Parabéns! Abraços, Simone

28 de maio de 2007 18:19  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Olá meninas, ja que a Berna vai ficar com os 5 últimos, fico com o 40º ao 45º. pode ser? Vamos nos falando...
Abraços a todas!

28 de maio de 2007 22:05  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Ops, contei na página do PROA17 que são 41 cursistas. Vou ler os comentários das colegas Denise, Aladir, Sirlei, Vera e Clarice, ok?

28 de maio de 2007 22:09  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Contei errado, rsrs. Eu leio Zilah, Cleonice, Lenir, Deonila e Maria Otília. Tudo bem?

29 de maio de 2007 09:51  
Blogger Sirlei disse...

Olá colegas do Blog dos mapas! Que domínio de ferramentas! Parabéns pela excelente informação que gerou construção de conhecimento a muitos. Um abraço: Sirlei-Vacaria.

29 de maio de 2007 10:52  
Blogger Verablog disse...

Colegas! Que bombardeio de informações? Essa oficina é o centro de tudo. É só ficar uns dias fora que fico toda enrrolada.Estou achando legal as complementações que foram realizadas no texto final. Acho que é por ai. Se alguém tiver algo a acrecentar... vamos acrescentando. No final se faz uma peneirada.. Vera Frantz. Eu ainda estou concluindo a semana 02.

29 de maio de 2007 21:15  
Blogger Simone Poglia disse...

Colegas! O blog de vocês está bastante elucidativo. Achei muito boa a forma como vocês proporam algumas postagens, em forma de perguntas e respostas. O visual do blog também está bastante atrativo, parabéns! Abraços, Simone

29 de maio de 2007 21:39  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Meninas, conforme combinado andei olhando o blog das colegas a fim de saber os comentários do noddo trabalho. Está complicado, a metade não fez a atividade, sendo que as que fizeram tem comentários superficiais. Devemos analisar e postar até dia 02/6 uma síntese para aperfeiçoar. O que vcs estão achando? Bjs, Márcia.

30 de maio de 2007 15:57  
Blogger Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Berna, como fica melhor para eu postar as citações dos pensadores, postagem nova no blog ou editar a versão inicial? Pelo que li, não é para editar o que passou para ficar evidente a caminhada, poderia postar as citações e depois juntamos tudo para a versão final, o que vc acha? Abraços, Márcia Ferron.

30 de maio de 2007 21:03  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Márcia, desculpe-me não ter respondido logo. Nas terças e quartas chego a essa hora da escola. Estou "orientando" ou melhor, tentando orientar , 30 projetos,não sei se vou conseguir. Fora a "casa", tudo por fazer. Mas vamos lá...A orientação recebida é que deve ser postada em separado.Isso Márcia, poste separado. Eu amanhã vou fazer a minha parte.
Vamos conversando,só assim consiguiremos realizar essa tarefa. bjs
Berna

30 de maio de 2007 21:22  
Blogger Verablog disse...

Olá colegas do grupo! Passei para dizer que se quiserem, posso realizar a síntese final do grupo. Só sentarei no final de semana para pensar sobre essa atividade. Precisamos ainda, como a Bernardente já citou anteriormente registrar formas de como trabalhar com mapa ou possíveis projeto de trabalho. Se alguém se dispor ir pensando sobre ...divulguem que é muito importante para o nosso trabalho. Abraços vera Frantz

30 de maio de 2007 21:41  
Blogger Verablog disse...

colegas fico com a visita das primeiras cinco colegas:
Roseclér Lemos
Margarete Inêz
Eloisa helena
Alcione
Eliane Soares

Márcia não entendia quando você se refere as 40º a 45ª colegas.Eu contei de cima para baixo. Vera

30 de maio de 2007 22:45  
Blogger Teresinha Bernardete Motter disse...

Ótimo Vera. bjs
Berna

31 de maio de 2007 10:12  
Blogger Iris disse...

Olá, pessoal

É um prazer ler todas as trocas e as combinações que vem realizando aqui mesmo no blog.
O espaço está ficando excelente e não é sem razão o número imenso de acessos neste espaço. Notaram que segundo o ClusterMaps vocês tiveram, de 20/05 a 31/05, 1,008 acessos, de todas as partes do mundo? Com certeza, este blog poderá ser referência para professores de geografia.
Aline, participar de forma efetiva e evidente é fundamental para podermos te considerar no grupo, combinado?
Abra@os, Iris

31 de maio de 2007 11:21  
Blogger Eveline Eberle disse...

Olá Colegas! Muito legal esta pesquisa. Eu gosto muito deste tipo de trabalho, aqui no NTE exploro em nossas capacitações básicas o google earth. Podemos viajar pelo mundo sem sair de casa, as possibilidades pedagógicas elencadas por vocês é muito importante e faz a diferença neste trabalho. Parabéns.

31 de maio de 2007 19:56  
Blogger Gilvaniadmc disse...

Como professora ,achei o blog muito interessante para trabalhar com mapas com nossos alunos

3 de fevereiro de 2008 19:05  

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