Exibir mapa ampliado

terça-feira, 22 de maio de 2007

Conhecendo o site Paises@ - IBGE




O site Paises@ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE apresenta um software "on line" fornece informações sobre todos os países do mundo, agrupadas em 7 temas principais: Síntese, População, Indicadores Sociais, Economia, Redes, Meio Ambiente e Objetivos do Milênio. Para conhecer e trabalhar no programa, basta acessar http://www.ibge.gov.br/paisesat/
COMO USAR O PROGRAMA
O programa possui duas barras de controle principais: barra de ferramentas e seleção do país e barra de seleção do tema.
Ao ser iniciado, o tema 'Síntese' é selecionado automaticamente. Para que a pesquisa seja iniciada, é necessário que o usuário escolha um país da lista na barra de ferramentas e depois clique em 'OK'. Nesta barra, existem também os seguintes controles:

Liga ou desliga a visibilidade das janelas de resposta. Caso haja alguma resposta visível na interface, este botão esconde a janela, caso contrário, a exibe;
Liga ou desliga os sons do site. Nesta posição o som fica habilitado.

Assim, o som fica desabilitado;

Abre uma janela de ajuda.

No canto inferior direito da barra de ferramentas há um pequeno botão vermelho que abre e fecha a barra de controles do mapa. Ao final da carga do site, esta barra se abre automaticamente. Nela, conforme a figura abaixo, há os seguintes controles, da esquerda para direita:
* aproximação do mapa;
* afastamento do mapa;
* visualização do mapa à esquerda;
* visualização do mapa à direita;
* visualização do mapa acima;
* visualização do mapa abaixo. Quando o flash recebe o foco (clicando-se em algum oceano, por exemplo), os controles acima podem ser executados através de atalhos do teclado, respectivamente:
* aproximação do mapa - page up;
* afastamento do mapa - page down;
* visualização do mapa à esquerda - seta para esquerda;
* visualização do mapa à direita - seta para direita;
* visualização do mapa acima - seta para cima;
* visualização do mapa abaixo - seta para baixo.
Na janela-resposta de Síntese, há os seguintes controles adicionais:
Exibe as informações de histórico, fontes das informações e links para essas fontes;
Abre a janela de visualização de imagens, com a imagem do mapa do país;

Abre a janela de visualização de imagens, com fotos do país.

Abre um pop-up exibindo o mapa do país no Google Maps.
Na janela-resposta dos temas (População, Indicadores Sociais, Economia, etc.), há os seguintes controles, para cada tabela:
Abre uma janela com as informações sobre a tabela da linha selecionada, para todos os países do mundo;
Exibe as informações de fontes das informações e links para essas fontes;
Quando o grid com informações do mundo está visível, pode-se reordenar a lista clicando-se no título de cada coluna.





Por exemplo, clicando-se uma vez no título da coluna 'Valor' (coluna central da figura acima), a lista fica ordenada crescentemente pelos valores daquela coluna. Clicando-se mais uma vez, ela fica em ordem decrescente. Clicando-se na coluna 'Localização', a tabela fica ordenada por região do mundo e pelos valores da coluna central. Por padrão, assim que a janela é exibida, os itens ficam organizados em ordem crescente pela coluna dos nomes dos países (conforme mostra a figura). Na janela de visualização de imagens, há a seguinte barra de controles:


Os dois primeiros botões à esquerda servem para o usuário alternar entre a visualização de mapa ou fotos. No modo de visualização de fotos, os 4 controles seguintes executam as funções, em seqüência:
exibição da primeira imagem;
exibição da imagem anterior;
exibição da imagem seguinte;
exibição da última imagem. Dependendo da imagem exibida, alguns destes controles podem ficar desabilitados. Por exemplo, na primeira imagem, o primeiro e segundo botões ficam desabilitados - conforme a figura da barra acima -, porque, como é a primeira imagem, não faz sentido voltar à ela mesma e não há imagem anterior.A lupa no canto direito abre um pop-up com a ampliação da imagem exibida.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Get Free Shots from Snap.com